25/05/2015

MULTAS GFIP - ENCONTRO FENACON

Conselho Regional de Contabilidade do DF

CRC-DF promove encontro das Entidades Sindicais do Distrito Federal com a FENACON - Com o objetivo de estreitar relações institucionais e discutir a realização de ações que resultem em benefício para os contabilistas e para as organizações contábeis, a presidente do CRC-DF, Sandra Batista, acompanhada da vice-presidente de Administração Erlene Alves Arruda, do conselheiro Geraldo Lucimar, e dos presidentes do Sindiconta, Marcelo Moreira, e do SESCON, Eliés de Paula, além do diretor Alzemar Rêgo de Souza, reuniram-se, na manhã o último dia 24, com o Presidente da FENACON, Mário Elmir Berti.

Durante a reunião, o presidente da Fenacon apresentou os esforços que a entidade vêm fazendo, em busca de solução para problemas envolvendo as multas da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP), recebidas pelos empresários. "Em síntese, a Fenacon está envidando todos os esforços possíveis e em todas as esferas de governo, no sentido de resolver o assunto. No entanto não isso não depende exclusivamente da nossa vontade, e sim dos poderes constituídos.", afirmou o Presidente Mário Elmir Berti.

Ele apresentou um histórico das ações que vem realizando, como o pedido de anistia de multas à Receita Federal, que alegou não ser possível. O presidente da Fenacon também Fenacon encaminhou ofício ao Secretário de Racionalização e Simplificação da Micro e Pequena Empresa, da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, Sr José Constantino de Bastos Junior, solicitando o apoio do órgão. Uma minuta com subsídios para elaboração de projeto de Lei que solicita a anistia ou suspensão da cobrança das multas geradas pela falta ou atraso GFIP do período de 01/2009 a 13/2013, foi entregue por Mário ao deputado Laércio Oliveira (SD-SE), que Oliveira apresentou no Plenário da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 7512/2014, que anula as multas da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP). Atualmente, o projeto está em Tramitação na Comissão de Trabalho.

Ao final do encontro, a presidente do CRC-DF, Sandra Batista, ciente da força que a Classe e as Organizações Contábeis, representadas pelas instituições, possuem para a economia do País, agradeceu a receptividade do Presidente Berti, o apoio dos presidentes Marcelo Moreira e Eliés de Paula, e se colocou à disposição para colaborar institucionalmente com as entidades sindicais. "É nosso compromisso estreitar relacionamento institucional, promover e participar de ações de interesse mútuo e que resultem em benefício para o exercício regular do nosso profissional da contabilidade no Distrito Federal", destacou Sandra.

Ver Facebook